quinta-feira, 14 de abril de 2011

As histórias dos sentidos



Os participantes do vídeo apresentam as histórias dos sentidos

A noite foi brindada junto a São Pedro que garantiu um tempo sem chuva e um céu com estrelas e meia lua. Nesse cenário o vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, que comemora o aniversário de 285 anos da Cidade, foi lançado ontem (12) na Vila das Artes. Com o telão cedido especialmente para o lançamento pelo Cine Ceará, dezenas de pessoas assistiram ao vídeo que mostrou uma Fortaleza através do paladar, olfato, visão, audição e tato.
O vídeo representa uma cidade que é lugar de afeto, de trocas e de saberes. O projeto é uma oportunidade para que pessoas se expressem através do audiovisual. Esta é uma das ações da Vila das Artes, lugar de formação em artes, que abriga uma Escola Pública de Audiovisual que incentiva o pensamento crítico e criativo através de seus cursos, mostras e debates e de um Núcleo de Produção Digital, responsável pela iniciativa do projeto (além de uma Escola Pública de Dança). Fruto de uma política pública da Secretaria de Cultura de Fortaleza, pensada para ações formativas nas diversas linguagens artísticas.
O diferencial nesse ano foi a acessibilidade, por conta da tradução audiovisual do vídeo para pessoas com deficiência sensorial, realizada pela parceria com a Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV BRASIL. Os vídeos foram traduzidos por meio da audiodescrição para pessoas com deficiência visual e da legendagem para surdos e ensurdecidos.
O vídeo vai ser exibido, a partir do dia 15 de abril em vários espaços da Cidade. Uma forma democrática de acesso à cultura.
As cinco histórias
Cinco sentidos. Cinco histórias. Fragmentos do cotidiano urbano que formam um caleidoscópio cultural.
Para Israel Castelo Branco Bento que fez o vídeo “Cheiro da Cidade“ foi uma “Experiência legal ter o apoio da Prefeitura para a realização de uma obra audiovisual, isso é democrático” atesta.
Dayse Beatriz Barreto de Oliveira mostra a cidade pelo paladar com “Terra do Sol”. O vídeo traz a miscelânea cultural com foco na cultura coreana.
Roger Quentin Pires apresenta “Riozinho” para falar da sonoridade “Espero que o vídeo atinja o objetivo de revelar aquele lugar (o rio Cocó entre os bairros Caça e Pesca e Sabiaguaba)” comentou.
Para Alexandre Alves da Silva, que mostrou a visão através de “Fortaleza Além dos Sentidos”, foi empolgante participar “O projeto faz com que as futuras gerações possam ver como era a cidade nesse tempo” acredita.
Geovana Correa Nunes conta em imagem e poesia o tato em “Feira dos Abraços”. “Reunimos os amigos e pudemos mostrar o momento de encontro que acontece na feira”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário