terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia especial para a Dança

 Programação oferece aulas abertas e debate sobre política de formação em dança


A Vila das Artes programou diversas atividades gratuitas para o mês de abril que comemora, no dia 29, o Dia Internacional da Dança. Foram duas atividades formativas para profissionais da dança e na próxima sexta oferece diversas atividades com aulas abertas e um encontro que vai debater Políticas Públicas para a Formação em Dança.

A política de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza passa pela Vila das Artes. Um espaço voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A dança é uma das linguagens atendidas e através de sua Escola Pública de Dança promove reflexões, encontros e atividades formativas que estimulam a construção de um pensamento crítico em torno da linguagem cênica. Essas ações de formação têm favorecido o desenvolvimento do conhecimento e da criação artística no campo da dança cênica em Fortaleza.

A programação na sexta-feira começa a partir das 14h com aulas abertas e aulas públicas de dança. Qualquer pessoa, a partir de 14 anos de idade, poderá participar das aulas abertas. Basta fazer uma inscrição antes da oficina na secretaria da Vila das Artes. No final da tarde um Debate sobre Política de Formação em Dança com representantes das Secretarias de Cultura do Município e Estado, além de outras instituições, vai refletir sobre as ações públicas de formação em dança no Ceará. 


O dia 29
Celebrado todo dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança lança luz a diversas questões que envolvem a dança. Entre os objetivos, voltar o olhar das pessoas para a relevância desta arte e também dos governantes para a inclusão da dança no sistema de educação. O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e é promovido anualmente pelo Conselho Internacional de Dança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de criação coreográfica.


Programação Dia Internacional da Dança
Dia 29 de abril de 2011.
Inscrições para aulas abertas a partir das 12h.
14h – aula aberta de sapateado, destinada ao público em geral.
14h – aula aberta de dança de rua, destinada ao público em geral.
15h15 – aula aberta de dança de salão, aberta ao público em geral.
15h – aula pública de balé clássico com bailarinos convidados;
16h30 – aula pública de dança contemporânea (encerramento do curso de dança contemporânea);
18h30 – Debate sobre Políticas Públicas para a Formação em Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário