terça-feira, 10 de maio de 2011

Mostra exibe vídeos do Doc.Web

Vídeos mostram uma Fortaleza de Cidades sobrepostas
Cena do vídeo do coletivo Percursos Urbanos

A Vila das Artes exibe neste sábado (14) os 11 documentários produzidos no curso Doc.Web – Documentário para Web, pelos coletivos culturais: Choro Cearense, Tribos Urbanas, Percursos Urbanos, Adoro Perigo, Artelaria, Muviola, Lâmia, Juma, Sinfonia Urbana, Pontos de Escuta e  Lambendo a Cidade.
O curso utilizou as mídias digitais e virtuais como ferramentas de divulgação e mostrou que existem outras formas de se relacionar com o audiovisual.

O Doc.Web teve início em março de 2010 e ofereceu disciplinas como Antropologia, História e Cultura Local, Linguagem Audiovisual e Cultura Digital. Os grupos produziram vídeos documentários e vídeoarte. As histórias apresentam uma profusão de acontecimentos que documentam o cotidiano de Fortaleza. Todos os vídeos poderão ser vistos em breve neste blog.

O curso faz parte de uma política pública de formação em audiovisual, proposto pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, que mantém os cursos de Realização em Audiovisual e o Curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte.

Cidades Sobrepostas
Os vídeos mostram uma Fortaleza de Cidades sobrepostas. São histórias como a do Le Parkour- a arte do deslocamento que tem como objetivo mover-se de um ponto a outro, como de um prédio a outro, o mais rápido possível, usando as habilidades do corpo humano. A atividade é praticada pelo grupo Juma em Fortaleza. O Caos e o Cósmico formado no Centro da Cidade é apresentado pelo grupo Sinfonia Urbana.

O grupo Adoro Perigo fez um mergulho no universo afetivo dos travestis. A partir do projeto “Não se deve chutar cachorro machucado”, os integrantes do grupo Artelaria apresentarão um documentário com cartas, impressões e expressões de pessoas de vários estados do Brasil e países da América Latina. Estas e outras histórias farão parte da mostra nesta sábado, às 16h. A entrada é gratuita.

O curso foi orientado pelos professores: Philipe Bandeira, Abraão Alcântara, Marina Mapurunga, Henrique Dídimo, Alexandre Veras, Fábio Giorgio, Fred Benevides, Eudes Freitas, Rúbia Mércia, Walmery Ribeiro e Guto Parente. O curso recebeu o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secult.

Serviço:
Exibição dos documentários do Doc.Web, dia 14 de maio de 2011, às 16h, na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Inf:: 3105-1404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário