quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nesta quarta (4), Mostra Pedro Costa exibe Juventude em Marcha


Juventude em Marcha (2006)

Nesta quarta (4), a Mostra Pedro Costa exibe Juventude em Marcha, um dos filmes do cineasta português mais premiados e cultuados pela crítica cinematográfica. Pablo Assumpção conduzirá o debate após o filme.

Realizada pelo Cineclube Vila das Artes, a Mostra Pedro Costa teve início em abril e já apresentou os filmes Casa de Lava (1994), Ossos (1997), No Quarto de Vanda (2000). As exibições são gratuitas e seguem até a próxima semana.

Sobre o filme 
Juventude em Marcha (2006) segue a linha dos dois filmes anteriores de Pedro Costa, Ossos (1997) e No Quarto de Vanda (2000). Novamente, registra-se a vida de moradores de Fontainhas, região suburbana de Lisboa habitada por imigrantes. Desta vez, é apresentada a história de Ventura, operário cabo-verdiano que, após ser abandonado pela esposa Clotilde, segue para um novo endereço: um conjunto habitacional construído pelo governo em meio ao processo de remoção dos barracos da região, que foram demolidos.

A personagem Vanda está presente mais uma vez, assim como as questões sobre os limites entre ficção e documentário, cada vez mais estreitos. Juventude em Marcha foi vencedor do Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (2007) na categoria Melhor Filme Independente/Experimental, além de ter recebido nomeação no Festival de Cannes (2006) e participado da Mostra Internacional de Cinema São Paulo (2006) e do Festival do Rio de Janeiro (2006). 

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário