terça-feira, 3 de maio de 2011

Nossa Programação em maio

Imagem meramente ilustrativa
Imagem e Espaço
Alunos do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes expõem trabalhos de instalação audiovisual produzidos durante o ateliê Imagem e Espaço. A exposição será no Centro Cultural Banco do Nordeste (BNB) de 17 de maio a 17 de junho. As criações refletem sobre as transformações sociais no espaço público e na natureza a partir da aceleração tecnológica e dos fluxos de informação e produção audiovisual. O ateliê, aula prática da disciplina do curso, focou sobre essas transformações e as dimensões simbólicas da relação imagem e espaço, com ênfase na representação sobre a cidade e seus múltiplos espaços sociais.
As Instalações:
Machinenbad, de Leonardo Ferreira,
 Espelha Alma, de Ticiana Lima,
Entre quem me merece e quem me faz feliz, de Annádia Leite
InTerVir, de Tiago Pedro,
A abertura acontece no dia 17 de maio, às 18 horas, no CCBNB, Rua Floriano Peixoto, 941, Centro. A entrada é gratuita. Mais Vila ou CCBNB.

Imagem meramente ilustrativa
Cineclube exibe a Mostra Pedro Costa até dia 11 e inicia a Mostra Documentário no dia 18.
O Cineclube Vila das Artes continua em maio com a Mostra Pedro Costa e exibe filmes nos dias  4 e 11 com a presença de Diego Hoefel e Guto Parente, respectivamente, para  conduzir o debate após as sessões. A Mostra teve início em abril, com os filmes Ossos (1994), Casa de Lava (1997) e No Quarto de Vanda (2000).
Documentário
A Mostra Documentário: Desvio e Descoberta, entra em cartaz a partir do dia 18 de maio. Os filmes traçam um recorte da estética documental na segunda metade do século XX. A curadoria foi de Osmar Gonçalves - professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará e parceiro na coordenação do projeto de extensão do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes ,  e Victor Furtado, realizador e ex-aluno do Curso de Realização em Audiovisual . O Cineclube começa às 17h, e tem entrada gratuita. È necessário fazer uma pré-inscrição pelo email estagioaudiovisualviladasartes@gmail.com.
Dia 4 (Mostra Pedro Costa)
“Juventude em Marcha” (Drama – 2006) Foto
 Dia 11 (Mostra Pedro Costa)
“Ne Change Rien” (Documentário – 2009)
 
Mostra Documentário: Desvio e Descoberta
Dia 18
“Eu, um negro”, de Jean Rouch (França | 1958)
“Mestres Loucos”, de Jean Rouch (França | 1955)
Dia 25
“Belarmino”, de Fernando Lopes (Portugal | 1964)
Junho
Dia 1º
“Sem Sol”, de Chris Marker (França | 1984)
 
Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes abriu inscrições para alunos ouvintes no Curso de Realização em Audiovisual. Serão disponibilizadas 5 vagas para cada disciplina e as inscrições podem ser feitas até a sexta-feira anterior à disciplina de interesse, na Secretaria da Vila das Artes, das 8 às 21h (Rua 24 de Maio, 1221).  É necessário o preenchimento de uma ficha. Caso o número de procura seja maior do de vagas haverá seleção. O Curso é gratuito e acontece das 8 às 12h, de segunda à sexta.
Confira as disciplinas em Maio:

9 a 13 - Política e Ética no Audiovisual, com o cineasta Joel Pizzini (Foto)
16 a 20 - Cinema Nordestino com o pesquisador Marcelo Dídimo
23 a 27 - Vídeo no Brasil com o professor Dellani Lima.
Outras informações pelo 3105-1404.
Imagem meramente ilustrativa
A Vila das Artes recebe o Rumos Jornalismo Cultural. No dia 21 (sábado), das 14h às 17h30, será realizado o laboratório “Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais”, com o professor de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fábio Malini. No dia seguinte (22) no mesmo horário, a repórter, escritora e documentarista Eliane Brum orienta laboratório de “Olhar e Escuta na Busca do Personagem Singular”. Os laboratórios são dirigidos à professores, pesquisadores e estudantes da área. Para garantir uma das vagas (são 20 para o primeiro laboratório, e 50 para o segundo), os interessados devem se inscrever a partir do dia 9 de maio. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 20h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, n° 1221). Os laboratórios são indicados para público a partir de 16 anos. Outras informações pelo telefone (85) 3252-1444 ou no www.itaucultural.org.br. (Foto do Rumos 2009 na Vila )

Imagem meramente ilustrativa

Para comemorar a 9ª Semana Nacional de Museus do Ministério da Cultura, o Centro Cultural do Transporte apresenta o curta-metragem de animação Bailarino e o Bonde, de Rogério Nunes. O filme conta a história de um motorneiro e suas relações com os passageiros de bonde, principalmente em tempos de carnaval, quando o bonde seguia cheio de foliões e marchinhas. Após a exibição, haverá debate sobre o audiovisual, com o coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Lenildo Gomes, e sobre a história do transporte em Fortaleza, com a participação do pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. O encontro é aberto ao público e acontece no dia 18 de maio, a partir das 14 horas, no auditório do Sest Senat Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1.050, Centro).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário