quinta-feira, 7 de julho de 2011

Programação de julho

Imagem meramente ilustrativa
O Cineclube Vila das Artes dá continuidade, nas quartas-feiras de julho, às 17h, à Mostra Documentário: Desvio e Descoberta. O primeiro filme do mês, a ser exibido no dia 6, é Innisfree (1990), do diretor espanhol José Luis Guerín. Para realizar o documentário, Guerín viaja para a cidade irlandesa de Innisfree, onde John Ford filmou O Homem Tranquilo, e explora as mudanças desde a visita de Ford anos antes. Desse modo, Innisfree revisita o passado e traça os interstícios entre memória e história, imaginação, fantasia e realidade, e entre o cinema narrativo clássico e o documentário observacional contemporâneo (trecho).
Além de Innisfree, a programação de julho inclui os longas Tarnation, Porto da Minha Infância e Person, e vários curtas, como Da janela do meu quarto, Di Cavalcante e Vista Mar. As sessões são seguidas de debates. A entrada é gratuita. Os interessados em receber comprovante de participação devem realizar pré-inscrição pelo e-mail estagioaudiovisualviladasartes@gmail.com. Mais informações pelo 3252-1444.
Programação
JULHO
Dia 6/07
- Innisfree, de José Luis Guerín (1990)
Dia 13/07 - Tarnation, de Jonathan Caouette (2003)
Dia 20/07 - Vários curtas:
Da Janela do Meu Quarto, de Cao Guimarães (2004)
Man Road River, de Marcellus L. (2004)
Di Cavalcante, de Glauber Rocha ( 1977)
Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin  (2003)
Confessionário, de Leonardo Sette  (2009)
Vista Mar, produzido durante o Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes (2009)
Dia 27/7 - Porto da Minha Infância, de Manoel de Oliveira (2001); Person, de Marina Person (2007) 
Imagem meramente ilustrativa
No mês de julho, o grupo de estudos 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos dos cursos de audiovisual da Vila das Artes, realiza a Mostra Bertolucci, dedicada à obra do renomado diretor italiano Bernardo Bertolucci, autor de clássicos como O Último Tango em Paris. O primeiro filme da mostra, Partner, será exibido no dia 7, quinta-feira, às 18h30. Realizado durante o auge do movimento estudantil de 1968, Partner é um dos filmes mais radicais do cineasta. Baseando-se livremente em O Duplo (1846), de Dostoiévski, Bertolucci apresenta a história de Jacob, um estudante com idéias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político.
O grupo de estudos 24 Quadros reúne-se todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), para refletir sobre questões do audiovisual. As exibições dos filmes, seguidas de debate, acontecem às quintas. O grupo está aberto aos interessados em comparecer aos encontros. Informações pelo 3252-1444. (Foto: Partner)
JULHO
Dia 07 – Partner (1968)
Dia 14 – O Conformista (1971)
Dia 21 – O Último Tango em Paris (1973)
Dia 28 – Assédio (1998)
Dia 29 - Os Sonhadores (2003)
Imagem meramente ilustrativa
A Vila das Artes, em parceria com a Art&Cia Animation School, realiza mais um sorteio entre os seguidores do twitter.com/viladasartes. Desta vez, o prêmio é um ingresso para o workshop Produzindo um filme em 3D, com o cearense Daniel Lima, animador da empresa de computação gráfica BlueSky Studios que trabalhou nos filmes Rio, Era do Gelo 1, 2, 3 (atualmente participa da produção do 4). O workshop acontece no dia 12 de julho, às 18h30, no auditório Viva Música (Av. Desembargador Moreira, 629), e é direcionado a estudantes e profissionais da área.
Para participar, basta retuitar o link http://kingo.to/Htn. O sorteio será realizado no dia 8 de julho, às 11h, pelo site sorteie.me. A Vila das Artes repassará para a escola Art&Cia o nome do ganhador, que deverá entrar em contato pelo (85) 3021-0375 ou na Rua Padre Antônio Thomás 2080, sala 9,  1º andar, em Fortaleza.
A ArtCia existe em Fortaleza há 5 anos e oferece diversos cursos de animação audiovisual.Recentemente adquiriu o software ToonBoom de animação 2D usado amplamente no Canadá e agora adotado pela Disney.
Imagem meramente ilustrativa
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) convida, no dia 5, terça-feira, às 19h, os cantores, compositores, instrumentistas, produtores e demais artistas, técnicos e profissionais interessados na cena musical de Fortaleza para uma reunião, na Vila das Artes, destinada à apresentação do novo Coordenador de Políticas para a Música da Secultfor, o jornalista e compositor Dalwton Moura. O encontro também tem o objetivo de avaliar a Mostra de Música Petrúcio Maia, promovida pela Secultfor. Estará presente o Secretário Executivo da Secultfor, Márcio Caetano. O evento é aberto. Todos poderão participar com sugestões, críticas e contribuições.
Imagem meramente ilustrativa
Trabalhos de alunos e ex-alunos da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes foram selecionados para o 16º Festival Brasileiro de Cinema Universitário – FBCU. Os filmes Carrossel de Concreto e o Abismo de Veludo (2011), um vídeo-ensaio de Rodrigo Fernandes e Victor Furtado sobre não-lugares formados, em Fortaleza, com ruínas que vão dar lugar a conglomerados de prédios; e Princesa (2010), ficção de Rafaela Diógenes que acompanha a trajetória de uma atriz que vaga pelas ruas vestida de Branca de Neve e convive com as frustrações de seus sonhos e fantasias, estão entre os 42 curtas escolhidos para a Mostra Competitiva. O FBCU (http://fbcu.com.br/) acontece entre os dias 27 de julho e 7 de agosto, no Rio de Janeiro, e entre 8 e 14 de agosto, em São Paulo. (Foto: Princesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário