terça-feira, 13 de setembro de 2011

Programação de Setembro

Imagem meramente ilustrativa

Os cursos de Teatro, Pesquisa em Artes Visuais, Pontos de Corte e Formação Básica em Dança tiveram as inscrições prorrogadas. Confira as novas datas:
Formação Básica em Dança >> Inscrições até 16 de setembro (próxima sexta). Curso para crianças de 8 a 12 anos de idade. 60% das vagas são para matriculados em escolas públicas. O programa terá 6 anos de duração e oferecerá as bases para a formação de jovens artistas da dança. Mais Info aqui.

Pontos de Corte >>
Inscrições até 16 de setembro (próxima sexta). O curso forma Agentes Culturais e Exibidores Independentes. As aulas, que vão desde a introdução ao universo audiovisual, com suas diferentes linguagens ao longo da história, à gestão e o planejamento de ações culturais. Os alunos são incentivados a atuarem em suas comunidades realizando ocupações artísticas e/ou culturais, projeção de filmes e vídeos em espaços públicos, como praças, campos de futebol, mercados, etc. Mais Info aqui.
Pesquisa em Artes Visuais >> Inscrições até 23 de setembro.Para artistas que possuem trajetória no circuito de arte contemporânea e interessados em desenvolver projetos de crítica e curadoria. Serão selecionados 12 projetos de pesquisa, sendo 8 pesquisas de linguagem e  4 pesquisas de crítica ou curadoria.Mais Info aqui.
Teatro >> Inscrições até 26 de setembro. O  curso Teatro: Conexões Contemporâneas pretende estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior.  Serão 13 módulos com 20h cada, ministrados por professores de diversos estados do Brasil e exterior. As inscrições estão abertas para todos os  integrantes do grupo, mas apenas dois serão selecionados. Os livros para a prova já estão disponíveis na VIla das Artes. As inscrições devem ser feitas pelo site www.imparh.ce.gov.br, até o dia 25 de setembro e até o dia 26 para a entrega de documentos na Vila das Artes. Mais Info aqui.

Edital e ficha de inscrição dos outros cursos estão disponíveis em  www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes.
Imagem meramente ilustrativa

O programa Dançando na escola continua com inscrições abertas até o dia 23 de setembro em 20 escolas municipais. 
O programa leva gratuitamente o ensino da dança para 1.500 mil crianças e jovens. A Prefeitura inaugurou o programa em 2009 a partir de uma política pública de formação em dança, implementado pela parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, através da Vila das Artes, de Educação e da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança). Meninos e meninas com idade entre 5 e 12 anos podem participar das aulas que acontecem no contrat urno escolar e vêm consolidar o projeto de escola em tempo integral.
Mais info aqui.
Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes recebe inscrições até o dia 15 de setembro para os cursos de Dança Contemporânea e Dança Clássica. Ambos fazem parte do programa Aulas Abertas, oferecido pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) mediante apresentação de currículo e após preencher uma ficha de inscrição online aqui . Podem participar coreógrafos, bailarinos e estudantes de dança.
As aulas de Dança Contemporânea serão ministradas por Alda Pessoa, de 20 de setembro a 20 de outubro, às terças e quintas, das 11h30 às 13h. Já o curso de Dança Clássica, com   Daniel Lessa, será às segundas, quartas,e sextas, das 12h às 13h30,de 19 de setembro a 10 de outubro. Mais informações na viladasartesfortaleza.blogspot.com ou  pelo telefone (85) 3105-1402.
Imagem meramente ilustrativa

O Cineclube Vila das Artes apresenta a partir de setembro um panorama do cinema contemporâneo. A Mostra apresenta obras de diversos países até dezembro deste ano. Oportunidade para refletir sobre a diversidade de linguagens e possibilidades técnicas e estéticas desse cinema.
A programação começa nesta quarta (14) com  “35 Doses de Rum” (França, 2008), de Claire Denis. Filme terno e sutíl que  mergulha na relação entre pai e filha e no subúrbio de Paris. A Mostra tem curadoria de Marcel Vieira, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. As sessões acontecem às quartas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro), e são seguidas de debates. A entrada é gratuita. Informações: 3252-1444.
PROGRAMAÇÃO
Dia 14 - 35 Doses de Rum (França, 2008, de Claire Denis)
Dia 21 - Millenium Mambo (Taiwan, 2001, de Hou Hsiao-Hsien)
Dia 28 - O Pântano (Argentina, 2001, de Lucrecia Martel)
Imagem meramente ilustrativa

“Medo e Obsessão” (2004), de Win Wenders é exibido nesta quinta (15)  dentro da Mostra 11 de Setembro, do grupo 24 Quadros.  A exibição acontece a partir das 18h30 na Vila das Artes e após tem bate papo com o público.
O  24 Quadros é um grupo de estudos formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes que se reune todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes, para refletir sobre questões do universo audiovisual. As atividades são abertas para interessados.

Programação
Dia 15 - Medo e obsessão (2004)
Dia 22 - 11 de setembro (2002)
Dia 29 - Voo United 93 (2006)
Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (16), para interessados em participar como alunos ouvintes nas disciplinas de Direção de Ator e Dramaturgia no Cinema, do Curso de Realização em Audiovisual. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada disciplina. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8 às 12h.
A disciplina de Direção de ator será ministrada por Fernando Salis, de 26 a 30 de setembro, e abordará o papel da interpretação na comunicação audiovisual, o desempenho do intérprete diante da câmara e o uso da voz e de outros recursos de expressão. Já a disciplina de Dramaturgia no Cinema acontece, de 3 a 7 de outubro, com o professor Denilson Lopes. Serão estudados a construção da dramaturgia clássica; elementos narrativos e processos coletivos de criação; cinema e narrativa; análise da dramaturgia contemporânea; enredo e concepções de personagem; e métodos clássicos e contemporâneos. (Foto: Aula de Linguagem da fotografia, com Jane Malaquias)

Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes sedia, de 16 a 30 de setembro, o projeto de formação Residência do Salão de Abril, com  o artista francês Térence Pique. A ideia é gerar discussões e processos de criação coletiva a partir da troca de experiência entre artistas locais e o artista convidado. A temática desta edição é “A questão do espaço e suas representações simbólicas na cidade”. A apresentação do artista e a leitura de portifólios dos artistas interessados acontecerão nesta sexta (16), às 14h30, na Vila – Rua 24 de Maio, 1221, Centro. A relação dos selecionados será divulgada no mesmo dia, por e-mail.  
Imagem meramente ilustrativa

De 19 a 24 deste mês, na Vila das Artes sedia a 1ª Semana do Audiovisual Norte/Nordeste - SEDA N/NE.  A programação é gratuita e será composta por mostra de filmes, painéis e oficinas. A SEDA é uma ação do Circuito Fora do Eixo, rede de trabalho colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 80 pontos presentes nos 26 estados do Brasil, que desde 2005 experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura. Até o final de 2011, a SEDA acontecerá em 40 cidades de todo o Brasil.
Imagem meramente ilustrativa

 O I Encontro dos Realizadores de Teatro Infantil de Fortaleza, acontecerá nesta quinta (15) e sexta (16) na Vila das Artes, das 8h às 18h. Na ocasião serão discutidos os rumos da linguagem, panorama do teatro infantil local, cadeia produtiva, possibilidades de sustentabilidade de mercado, articulação política e diálogo com equipamentos culturais. O evento contará com a participação de artistas, grupos, coletivos, pesquisadores, estudantes e interessados na área. O objetivo do encontro é possibilitar a articulação em rede dos fazedores de teatro infantil. A realização, do Grupo Pavilhão da Magnólia em parceria com os grupos Nóis de Teatro, Teatro Máquina e Passa Pra Dentro Menino, é uma das ações do Intercâmbio Nóis/Pavilhão projeto contemplado pelo Edital de Intercâmbio e Formação entre Grupos Teatrais da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. Interessados podem enviar email para  encontrotinf@pavilhaodamagnolia.com.br. Programação aqui.
A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil. Telefone (55+85) 3252-1444 | 3253-7052

Centro de Artes Visuais - cav.fortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - 3105-1404 | escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança - 3105-1402 | escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Teatro - escolapublicadeteatro@gmail.com
Núcleo de Produção Digital - 3105-1410 | npdfortaleza@gmail.com

2 comentários:

  1. O resultado do laboratorio de artes visuais ainda sai hoje? Grato!

    ResponderExcluir
  2. O resultado da seleção do Laboratório de Artes Visuais sairá ainda hoje, 14 de setembro.

    ResponderExcluir