quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sistema vai integrar museus de Fortaleza


Encontro discute a criação do Sistema Municipal de Museus em Fortaleza
O Seminário de Implantação do Sistema Municipal de Museus e Pré-conferência Setorial de Museus, que começou ontem (27) pela manhã na Vila das Artes, apresentou as diretrizes da Política Nacional de Museus e a importância da criação de uma rede integrada de Museus.
Nesse primeiro momento do encontro, conduzido pela historiadora Simone Flores, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, os participantes, integrantes e gestores de museus da cidade e representantes da sociedade civil, discutem a alteração da minuta do projeto que cria o Sistema Municipal de Museus de Fortaleza.

O debate vem sendo feito pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, desde 2009, e propõe discussões políticas para o setor além de deflagrar debates públicos junto à sociedade civil. Ao final do encontro que acontece nesta quarta-feira (28), será apresentada a nova minuta do projeto para criação do Sistema Municipal de Museus.

Atualmente, no Brasil, apenas 5 cidades possuem um sistema municipal de museus e 12 cidades integram o sistema estadual. Fortaleza, que tem 25 instituições museológicas, será a segunda cidade do Nordeste a criar um sistema municipal. São Luis, no Maranhão, já possui um sistema municipal. 

“Isso deve propiciar uma articulação conjunta, é um trabalho colaborativo entre museus que reflete na relação com a comunidade. É importante pensar ações em conjunto”, destaca Simone.

O encontro prossegue hoje, das 9h às 17h, na Vila das Artes ( rua 24 de Maio, 1221, Centro). O seminário e a Pré-Conferência Setorial de Museus têm ainda como objetivo elaborar conteúdos, diretrizes e propostas que serão integradas e consolidadas durante a IV Conferência Municipal de Cultura, prevista para novembro, onde será dado início à criação do Plano Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário