segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Teatro recebe inscrição até dia 26


Curso inscreve até dia 26 e vai receber professores do Brasil, Argentina e Espanha

O curso Teatro: Conexões Contemporâneas prorroga as inscrições e agora recebe até o dia 26 de setembro.  Os interessados devem preencher uma ficha online pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh , até o dia 25 de setembro e apresentar, na Vila das Artes ( rua 24 de Maio, 1221, centro), os documentos solicitados pelo edital, além de pagar uma taxa de inscrição. 

O curso, voltado para grupos de teatro, faz parte da recém criada Escola Pública de Teatro da Vila das Artes que surge a partir de uma demanda da classe artística, e dá continuidade as ações de formação da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. Todos os integrantes do grupo teatral poderão participar da inscrição, mas apenas dois serão selecionados para o curso.

Dividido em 13 módulos mensais, com 20h cada, o curso vai receber professores e pesquisadores de todo o Brasil como: André Carreira (UDESC), Marco Antônio Rodrigues (FUNARTE), Bya Braga (UFMG), Walter Lima (UFPR), Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto), Ana Bulhões (UNIRIO) e José Tonezzi (UFPB); e exterior: Óscar Cornago (Espanha) e Guilhermo Cacace (Argentina); além de professores do Ceará que serão convidados.  

Ao longo do ano outras ações serão propostas pela Escola de Teatro, somando às atividades de formação já desenvolvidas pela Vila das Artes, através das Escolas Públicas de Audiovisual e Dança e do Núcleo de Produção Digital, que funcionam desde 2006; e o Centro de Artes Visuais, criado  pela parceria entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Centro Cultural Banco do Nordeste. Outros cursos com inscrições prorrogadas são: O Pontos de Corte, Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, voltado para qualquer interessado com idade acima de 16 anos e o Formação Básica em Dança, para meninos e meninas com idade entre 8 e 12 anos, ambos recebem até dia 16, próxima sexta. Também estão abertas inscrições, até o dia 15 de setembro, para os cursos rápidos de Dança Contemporânea (com Alda Pessoa) e Clássica (com Daniel Lessa). Mais informação no www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes ou no (85) 3252-1444.


O Curso de Teatro
Módulos:

 Cidade e Teatro  (com André Carreira | UDESC)
A cidade como dramaturgia e o conceito de teatro ambiental. Espaço e significação. Modelos de trabalho atorial relacionados com o espaço.

Processos do ator e grupo (com Marco Antônio Rodrigues | FUNARTE)
Formação do ator no contexto do grupo. O lugar do diretor/a no processo de criação.
Encenação e prática social.

 Corpo e Emoção –(com Bya Braga | UFMG)
Reflexão sobre o conceito de emoção no trabalho do ator; corporalidade e a experiência emocional como elemento de criação.

 Direção teatral e linguagens contemporâneas (com Walter Lima | UFPR)
Relações entre os procedimentos de direção e as diferentes poéticas teatrais. Reflexão sobre a função da direção e sua vinculação com as linguagens artísticas na contemporaneidade.

 Projeto Grupal (com Chico Pelúcio |Galpão Cine Horto)
Variáveis do projeto grupal no teatro brasileiro; formas de organização e as relações com o contexto cultural. A formação do ator no contexto do grupo.

 Sobre a Teatralidade (com Ana Bulhões | UNIRIO)
Conceito de teatralidade e a construção das linguagens da cena contemporânea. Teatralidade e a sociedade do espetáculo. Uma cena pós-moderna.

 Linguagens cênicas contemporâneas (com Óscar Cornago | Espanha)
Experimentação no teatro contemporâneo. Fronteiras do real na cena e a busca de impacto.
Teatro e política na contemporaneidade.

 O território da performance  (com José Tonezzi | UFPB)
A performance como reconstrução do teatro. A fronteira das linguagens cênicas e os novos lugares dos atores/atrizes

 Exercício de criação em uma semana (com Guilhermo Cacace | Argentina)
Processo de criação de um pequeno espetáculo com os participantes sob direção do docente.
Este módulo visa abrir um espaço de circulação das reflexões propostas pelos módulos.

Módulos com professores do Ceará.
Os módulos apresentarão temas que vão desde o teatro e mito, a mídia até a criação e os métodos de concepção teatral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário