terça-feira, 1 de novembro de 2011

Andrzej Wajda: Mostra apresenta filmes inéditos no Brasil















Em novembro, Fortaleza recebe o Festival de Cinema Contemporâneo Polonês, que exibirá obras cinematográficas do premiado cineasta Andrzej Wajda. Em março deste ano, Andrzej Wajda completou 85 anos de idade e foi condecorado pelo presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, com a maior distinção estadual da República, a Medalha da Águia Branca, em reconhecimento aos “grandes méritos para a cultura nacional, êxitos na atividade artística e promoção da arte cinematográfica polonesa no mundo”, destacou. 

Wajda acumula uma coleção de mais de 90 troféus. O mais famoso filme polonês é “Cinzas e Diamante” (1958). Nesta coleção não faltam também o Oscar pelo conjunto da criação artística (2000) e Palma de Ouro em Cannes pelo filme “O Homem de Ferro” (1981). Sua carreira é repleta de filmes marcados pelo engajamento político e ideológico. Em Varsóvia, o cineasta conduz a Escola de Maestria em Direção Cinematográfica de Wajda.  Atualmente desenvolve a produção de um filme biográfico sobre Lech Wałęsa, o arquiteto da restituição da independência após cinquenta anos de comunismo no país.

Na Mostra em Fortaleza, que acontece nos dias 3, 10 e 17 (a partir das 14h) no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e dias 7, 21 e 28, a partir das 18h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), serão exibidos os filmes: “O homem de Mármore” (1976), onde em uma época de relativa prosperidade a sociedade acordou da letargia, lembrando que o stalinismo existia de verdade e vinte anos depois da morte de Stalin não parou de influenciar a vida pública. “Cálamo” (2009), baseado no conto do escritor Jaroslaw Iwaszkiewicz; “A vingança”(2002), um filme sobre a criação de um filme, e a personagem principal não é somente a fictícia Marta, mas a atriz que a interpreta; “As Senhoritas de Wilko”( 1979), uma trama psicológica, intitulada originalmente como Panny z Wilka, com argumento baseado no famoso livro de Jaroslaw Iwaszkiewicz; “O Maestro”( 1979), uma gravação minuciosa das relações “trêmulas” entre as pessoas, sobre a insegurança de atitudes e ideais, padrões culturais passageiros e relativos; e  “Senhor Tadeu” (1999), baseado no livro de Adam Mickiewicz. 

O festival é uma realização conjunta das representações diplomáticas da República da Polônia no Brasil, Ministério dos Assuntos Exteriores da Polônia, Agência Mañana, Polish Film Institute, Filmoteca Nacional, Perspektywa e WFDIF. Em Fortaleza é realizado pelo curso de extensão do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará  em parceria com a Vila das Artes e o ICA - Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.  Mais informações no viladasartesfortaleza.blogspot.com e no http://poloniaemfortaleza.blogspot.com. A entrada é franca.

Programação:
Dia 3
14h- Senhor Tadeu
Debate com Georgia da Cruz Pereira – professora do Curso de Comunicação Social da UFC
No ICA – UFC (Avenida Carapinima, 1615 – Benfica)
Dia 7
18h-O Homem de Mármore
Debate com Jawdat Abu-El –Haj – professor de Ciência Política da UFC
Na Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Dia 10
14h - Senhoritas de Wilko
Debate com Valéria Dallegrave – professora de Jornalismo na Faculdade Integrada do Ceará
No ICA - UFC
Dia 17
14h- A Vingança
Debate com Victor Mendes – cineasta
No ICA – UFC
Dia 21
18h – O Maestro
Debate com Marcelo Ikeda – professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC
Na Vila das Artes
Dia 28
18h- Cálamo
Debate com Camila Vieira – Jornalista e Crítica de Cinema
Na Vila das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário