terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Programação de janeiro

Imagem meramente ilustrativa
O Diálogos Teatrais, ação da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, realiza em janeiro dois encontros com grupos de teatro de São Paulo (Trupe Artemanha e Cia Estável) que vão compartilhar suas experiências artísticas, seus olhares sobre a Lei de Fomento da Cidade de São Paulo e sobre as Políticas Públicas para a arte teatral no Brasil. Os encontros acontecem nos dias 12 e 13, às 15h,na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) e são abertos ao público. O primeiro dia recebe Luciano Santiago, um dos fundadores daTrupe Artemanha de Investigação Urbana, também diretor Teatral, dramaturgo e ator-pesquisador. O convidado do segundo dia é Oswald Pinheiro, integrante da Cia. Estável de Teatro (foto) e sócio-diretor da Cooperativa Paulista de Teatro. Será exibida também, a cada dia, uma parte do vídeo documentário Ensaio Aberto – Fomento ao Teatro, uma série de 12 programas que mostra a trajetória da Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, abordando desde sua implantação até o resultado cênico dos projetos selecionados.

Imagem meramente ilustrativa
O Cineclube Vila das Artes começa em janeiro a Mostra Jam Sessions, com diversos documentários musicais e videoclipes. São filmes que proporcionam um panorama acerca de um formato ainda pouco difundido no circuito audiovisual de Fortaleza e que representam uma produção recente em que várias possibilidades se apresentam, tanto no que diz respeito à proposta musical de cada uma das bandas quanto à sua concepção de realização. "A Todo Volume" traz três guitarristas lendários - The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (The White Stripes, The Raconteurs); "Em Casa" registra momentos da banda Sigur Rós; e "Anvil!" apresenta a história do grupo que influenciou bandas de peso, como Metallica, Slayer e Anthrax. As exibições serão sempre às quartas, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Antes das sessões, haverá exibição de clipes das bandas e artistas temas dos filmes. (Foto: Cartaz de "Em Casa")
 
Programação
Janeiro
Dia 11 - A Todo Volume (It Might Get Loud, EUA, 2008, 97 min. Direção: Davis Guggenheim)
Dia 18 - Em Casa (Heima, Inglaterra, 2007, 97 min. Direção: Dean Deblois)
Dia 25 - Anvil! A História de Anvil (Anvil! The Story of Anvil, EUA, 2008, 90 min. Direção: Sacha Gervasi)
Imagem meramente ilustrativa
O grupo 24 Quadros começa o ano celebrando um estilo musical que teve um impacto decisivo no século XX e até hoje influencia pessoas de todas as partes do mundo: o rock’n’roll. O objetivo da Mostra A História do Rock, que tem como mote o nascimento do ícone Elvis Presley no dia 8 de janeiro de 1935, é contar um pouco da história desse gênero por meio do cinema. São obras que marcaram diversas gerações e que passeiam pelas diversas vertentes que fazem parte desse universo cultural. As sessões acontecem às sextas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A entrada é gratuita. O 24 Quadros reúne-se todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes, para refletir sobre questões do universo audiovisual. As atividades são abertas aos interessados. (Foto: Imagem do filme "Quadrophenia")
Programação
Dia 6 - Quadrophenia (Inglaterra, 1979. Direção: Franc Roddam)
Dia 13 - A Rosa (EUA, 1979. Direção: Mark Rydell)
Dia 20 - Quase Famosos (EUA, 2000. Direção: Cameron Crowe)
Dia 27 - A Festa Nunca Termina (Inglaterra, 2002. Direção: Michael Winterbottom)
Imagem meramente ilustrativa
O filme Haiti, 12 de janeiro, dirigido por Cleonildo Cruz, será lançado no dia 12, às 18h, na Vila das Artes. No dia 19, o filme será exibido novamente, desta vez com a presença do diretor para debate. A obra, de 52 minutos, retrata a realidade do Haiti após dois anos da maior catástrofe das Américas, em que mais de 250 mil haitianos morreram e mais de 1 milhão ficaram desabrigados. Haitianos que sobreviveram relatam o caos estabelecido no dia do terremoto que atingiu a cidade de Porto Príncipe e redondezas. A chegada do primeiro contingente de militares brasileiros, em 2004, é resgatada, traçando uma linha histórica linear até os dias atuais.
Imagem meramente ilustrativa
A Vila das Artes segue com inscrições abertas até o dia 5 de janeiro para o curso Noção de Elétrica para Cinema e Vídeo, com Júnior Sindeaux (“Bezerra de Menezes” e “As Mães de Chico Xavier”), e até o dia 6 para os cursos de Dança Clássica, com a professora Wilemara Barros, e Dança Contemporânea, com o diretor e coreógrafo Paulo Caldas (foto). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9h às 20h. Editais e fichas de inscrição no site: www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Informações: 3252-1444.

Imagem meramente ilustrativa
Estão disponíveis para acesso no YouTube os vídeos produzidos durante o curso Doc.Web - Documentário para Web, da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, pelos coletivos culturais: Choro Cearense, Tribos Urbanas, Percursos Urbanos, Adoro Perigo, Artelaria, Muviola, Lâmia, Juma, Sinfonia Urbana, Pontos de Escuta, R.E.M. e  Lambendo a Cidade. O Doc.Web teve início em março de 2010 e ofereceu disciplinas como Antropologia, História e Cultura Local, Linguagem Audiovisual e Cultura Digital. As histórias dos vídeos apresentam uma profusão de acontecimentos que documentam o cotidiano de Fortaleza, mostram uma Fortaleza de cidades sobrepostas. O curso foi orientado pelos professores: Philipe Bandeira, Abraão Alcântara, Marina Mapurunga, Henrique Dídimo, Alexandre Veras, Fábio Giorgio, Fred Benevides, Eudes Freitas, Rúbia Mércia, Walmery Ribeiro e Guto Parente. (Foto: Imagem do filme "Um PerCurso", do grupo Percursos Urbanos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário