quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cine Subvercine em clima de carnaval

Em sintonia com a programação do Carnaval de Fortaleza 2012, o coletivo Subvercine, formado em 2008 no curso Pontos de Corte - Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, da Vila das Artes, exibe filmes de 16 a 18 de fevereiro na sede da agremiação Maracatu Nação Pici (Rua Alagoas, 2267 - Planalto Pici). As sessões têm início às 18h30, antes do ensaio do Maracatu. A entrada é gratuita. 

Confira a programação:

Dia 16 
Carnaval Atlântida (1952, 95min. Comédia. Direção: José Carlos Burle)
Uma das muitas paródias da Atlântida Cinematográfica, Carnaval Atlântida Cinematográfica é a história do produtor Cecílio B. de Milho que procura um erudito professor de grego (Oscarito) capaz de escrever um roteiro para filmar Helena de Tróia, e despreza a dupla popular (Grande Otelo e Colé) que sonha fazer uma comédia carnavalesca. "Mistura" da Grécia clássica com o carnaval brasileiro, é uma oportunidade para divertidamente enfrentar a questão da cultura de elite oposta à cultura popular. 

Dia 17
Maracatu, Maracatus (1995, 14 min. Documentário/Ficção. Direção: Marcelo Gomes)
As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco. Trilha original de Chico Science e Antônio Carlos Nóbrega. Premiado nas categorias Melhor Ator e Melhor Curta em 35mm no Festival de Brasília 1995.

Dia 18
Orfeu (1999, 110 min. Drama. Direção: Cacá Diegues)
Orfeu (Toni Garrido) é um popular compositor de uma escola de samba. Residente na favela, ele se apaixona perdidamente quando conhece Eurídice (Patrícia França), uma nova moradora do local. Mas entre eles existe ainda Lucinho (Murilo Benício), chefe do tráfico local, que irá modificar drasticamente a vida de ambos. Roteiro baseado em peça de Vinícius de Moraes. 

Cena do filme "Carnaval Atlântida"




Nenhum comentário:

Postar um comentário