quinta-feira, 22 de março de 2012

TJA recebe espetáculo "IKIRU", do japonês Tadashi Endo


O Theatro José de Alencar apresenta, no dia 24 de março, o espetáculo IKIRU – Réquiem para Pina Bausch, solo no qual o bailarino, coreógrafo e diretor japonês Tadashi Endo responde às suas questões criativas, unindo de maneira muito particular referências do Butoh-MA e da Dança Teatro. A apresentação tem o apoio da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza.  

Em IKIRU (“vida”, em japonês), Tadashi celebra a brevidade da vida e homenageia seus mestres mortos. Criado em 2009, o espetáculo foi apresentado parcialmente em Berlim e Barcelona. Sua primeira versão completa estreou no Brasil, em Campinas, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e, agora, Fortaleza (confira trecho). A apresentação começa às 20h, e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A bilheteria do TJA funciona de terça a domingo, a partir das 13h.

No mesmo dia, às 15h, também no TJA, Tadashi Endo fará uma demonstração do Butoh-Ma, a base de sua dança. Os espectadores são convidados a levar flores. O acesso é gratuito, por ordem de chegada. Informações: TJA - 3101-2567/3101-2583.

Tadashi Endo é bailarino de Butoh, coreógrafo, diretor do “MAMU – Butoh Center” e diretor artístico do festival “MAMU International Butoh Festival” em Göttingen, Alemanha.  Reúne em seu fazer artístico a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Ocidental e Oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal. Iniciou seus estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos como diretor no Seminário Max Reinhardt em Viena.







Nenhum comentário:

Postar um comentário