quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia da Dança

A Vila das Artes programou diversas atividades para esta sexta-feira (27) para comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado todo dia 29 de abril. Além de atividades formativas que aconteceram ao longo do mês, como curso de Danças Urbanas e Dança Clássica, nesta sexta serão realizadas aulas públicas, aulas abertas e um encontro de confraternização.

A política de formação em dança da Prefeitura de Fortaleza passa pela Vila das Artes. Um espaço voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A dança é uma das linguagens atendidas e, através de sua Escola Pública de Dança, promove reflexões, encontros e atividades de formação que estimulam a construção de um pensamento crítico em torno da linguagem cênica. Essas ações de formação têm favorecido o desenvolvimento do conhecimento e da criação artística no campo da dança cênica em Fortaleza.

A programação na sexta-feira é aberta ao público e começa às 14h, com uma apresentação dos alunos do Curso de Formação Básica em Dança. Para participar basta se inscrever antes da oficina na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). No fim da tarde, será realizada uma Jam (sessão) de contato-improvisação e, em seguida, uma confraternização.

Apresentação das alunas do curso de Formação Básica em Dança

O Dia da Dança
Celebrado todo dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança lança luz a diversas questões que envolvem a dança. Entre os objetivos, está o de voltar o olhar das pessoas para a relevância desta arte e também dos governantes para a inclusão da dança no sistema de educação. O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e é promovido anualmente pelo Conselho Internacional de Dança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de criação coreográfica. 

Programação  
14h – apresentação das alunas do curso Formação Básica em Dança 
15h15 – aula pública de balé clássico 
15h15 – aula aberta de dança de salão 
16h45 – aula pública de dança de rua 
17h – jam de contato-improvisação 
18h30 – confraternização

Nenhum comentário:

Postar um comentário