segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fortaleza Cantada



Fortaleza em Sol Maior é vídeo coletivo que canta histórias inspiradas em obras de compositores cearenses. O projeto audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completou, no dia 13 de abril, 286 anos. Lançado anualmente desde 2008, os vídeos já apresentaram histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações. Agora são canções filmadas.
O lançamento está marcado para esta sexta, dia 4 de maio ( e não mais dia 30 de abril como previsto) ás 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). E ainda em maio, as histórias vão percorrer alguns bairros da cidade, sendo exibidas em espaços públicos e ao ar livre. Informações pelo (85) 3252-1444 ou viladasartesfortaleza.blogspot.com
As histórias foram selecionadas por uma comissão formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot.  São sete obras, de 1 a 5 minutos, que apresentam a cidade através das canções dos compositores cearenses: Lauro Maia; Rodger Rogério; Uirá dos Reis; Luiz Sérgio, Fabrício da Rocha e Leite Neto; Wagner José Silva de Castro e Leonardo Adriano Freire Júnior.


Fortaleza em Sol Maior” é o segundo vídeo do projeto a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Igualmente como aconteceu com o vídeo “Fortaleza em Todos os Sentidos”, a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por Bruna Alves Leão, Élida Gama e Klístenes Braga, todos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil. Para Klístenes, o trabalho de tradução audiovisual dos vídeos contribui para tornar Fortaleza cada vez mais acessível aos olhos e aos ouvidos de todos.

Os vídeos


Chega, Chega, Chegadinho, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral é inspirado na composição de Lauro Maia que canta “Chega mais um bocadinho/Até os dois se juntar/Isto é uma dança boa”. O vídeo vai mostrar a dança em sua pluralidade, que junta casais, que diverte, que faz chorar, mostra também os diversos locais para dançar em Fortaleza. Lauro Maia foi compositor, arranjador e instrumentista nasceu em 1912 em Fortaleza e faleceu jovem em 1950 no Rio de Janeiro.
Outra história é Samples de Odiamor do realizador Leonardo Mouramateus baseada na canção de Uirá dos Reis. Traz uma narrativa incendiária sobre um casal a bordo de uma cidade à deriva. Uirá é poeta, compõem trilha sonora para filmes, vídeos, espetáculos de dança e peças de teatro. Nascido carioca vive em Fortaleza.
Marina Marques Morais, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará fará Menino de Rua, música de Luiz Sérgio. Fala da liberdade dos jovens tendo a cidade como um lugar eclético e acolhedor como na música que o inspira “Bom é sair pela rua/Sem rumo e sem hora para chegar/ felicidade é ser menino de rua”. Luiz Sérgio nasceu em 30 de abril 1955 em Várzea Alegre (CE). Sua música “Caminho do sol”, feita em parceira com Amaro Penna, deu nome ao disco lançado em 1984, pela cantora Amelinha. Foi premiado, ao lado do compositor Cassundé, pela trilha musical composta para a peça “O robô que queria ser gente”, texto de Paulo Viana. Morreu em 1991 deixando 60 composições.
Curta-metragem é música composta por Rodger Rogério que o realizador Ítalo Nóbrega se inspirou. O vídeo traz depoimento do músico e compositor que integrou o famoso grupo intitulado "Pessoal do Ceará", com Ednardo e Teti.
A canção Samba do Lago composta pelos músicos Fabrício da Rocha e Leite Neto da banda Breculê, é tema do vídeo que Francisco Ribeiro vai apresentar para contar a vida ao redor da Lagoa do Jacarey.  A banda Breculê foi criada em 2007 e pauta sua trajetória em experiências contemporâneas de fazer canções e sons. Gravou o primeiro disco Vidas Volantes, lançado em 2010. Fez diversas apresentações em cidades do Ceará e Salvador na Bahia. Foi destaque da III Mostra Petrúcio Maia, da Prefeitura de Fortaleza (2010).

Bicicleta, música de Wagner de Castro é a inspiração para o realizador Antônio Tavares de Sousa Neto mostrar a bicicleta como alternativa possível de mobilidade em Fortaleza.  Wagner de Castro é doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, mestre em História Social. Autor do livro "No Tom da Canção Cearense: do rádio e tv, dos lares e bares na era dos festivais (1963-1979)". Além de pesquisador da música cearense é músico e compositor tendo dois CDs gravados - "Ambigüidades" em 1998 e "Pão" em 2001.

Gustavo de Paula Mineiro escolheu Aqui Jazz Você, composição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove da banda Verônica Decide Morrer, para realizar um videoclipe documentário dos integrantes da banda. A Banda tem formação recente. Fez sua estréia em outubro de 2010 no Festival de Teatro de Acopiara (CE). Em Janeiro de 2011, realizou um Pocket Show no evento Ocupa-se, realizado por artistas e performers de Fortaleza. 

Mostra itinerante leva o vídeo para outros espaços :

16/05 - Pracinha dos Navegantes - 19h | no Bairro Moura Brasil (próximo a Marinha)
17/05 - Lago Jacarey - 19h | rua botelho Magalhães com avenida Viena Weyne – Cidade dos Funcionários
18/05 – Praça da Cidade 2000 - 19h | Avenida das Flamboyantes com Rua Passeio das Goiabeiras, bairro Cidade 2000
19/05 - Praça da Juventude da Cruz Grande - 18h | entre a Avenida Dedé Brasil e a Rua Betel, no bairro da Serrinha
20/05 - Instituto Montese - 18h | Rua Irmã Bazet, 150, Montese
21/05 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo
26/05 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário