quinta-feira, 19 de abril de 2012

“Os olhos são a porta do engano ou a realidade é uma grande ficção”

O premiado O céu sobre os ombros será exibido na Vila dia 25

Para encerrar a Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo, a Vila das Artes oferece a oficina “Os olhos são a porta do engano ou a realidade é uma grande ficção”, que será ministrada pelo cineasta mineiro Sérgio Borges de 23 a 27 de abril, das 18h às 21h45.

A ideia é analisar e discutir questões sobre a criação audiovisual e a capacidade artística de interrogar o mundo. A partir da leitura de textos e exibições de obras clássicas, modernas e contemporâneas, serão debatidas formas de recepção, análise e compartilhamento das imagens. A oficina surge como proposta de incentivar nos participantes um olhar crítico diante das imagens que lhes são apresentadas cotidianamente.

Na próxima quarta (dia 25), às 18h30, O Céu Sobre os Ombros” (2010, MG), primeiro longa do cinesta, será exibido encerrando a Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo. O filme conta a história de três pessoas anônimas, comuns; histórias inventadas pela vida, pelos personagens e pelo filme sobre pessoas que vivem entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade. A obra foi destaque no Festival de Brasília de 2010, onde recebeu cinco prêmios, incluindo os de melhor filme e melhor direção.

Interessados em participar devem enviar um e-mail para escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com com o currículo e preencher a seguinte ficha de inscrição on-line: http://inscricaoviladasartes.blogspot.com.br/2012/04/escola-publica-de-audiovisual-vila-das.html.

[Sérgio Borges]
Cineasta, escritor, roteirista, e um dos integrantes do Teia, núcleo de pesquisa e produção audiovisual sediado em Belo Horizonte, ao lado de Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr., entre outros. Nascido em Belo Horizonte em 1975, frequentou aulas de publicidade na PUC, mas mudou para um curso de extensão em cinema, quando realizou seu primeiro curta-metragem, o Sonhos (1998). Em seguida, realizou o média-metragem Mira, exibido no Festival É Tudo Verdade, em São Paulo. Outro curta-metragem, dirigido e escrito por ele (roteiro com Clarissa Campolina), Silêncio, foi eleito melhor filme de diretor estreante no 9º Festival Luso-Brasileiro de cinema de Santa Maria da Feira, Portugal. É autor dos livros O guerrilheiro nuclear e o pacifista a conversar (Ed. Manga - Coleção Poesia Orbital) e Solar (Ed. Sêlo Editorial). Seu primeiro longa-metragem de ficção, O céu sobre os ombros (2010), foi o vencedor do prêmio de melhor filme do Festival de Brasília de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário