sexta-feira, 18 de maio de 2012

Debates Incalculáveis reflete teatro e educação




A Vila das Artes recebe na próxima terça-feira (22), às 18h30, o pesquisador José Mauro para o Debates Incalculáveis, encontro que vai refletir sobre teatro e educação. O encontro faz parte das atividades de formação da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e é aberto ao público.

José Mauro pretende explorar o processo de ensino e aprendizagem teatral, articulando leituras de vida a partir do contexto cultural dos educandos. “Defendemos a ideia que os processos inscritos na cena teatral contemporânea, operados sobre conceitos de condução do espectador à condição de protagonista do processo criativo, reforça o princípio básico da aprendizagem artística de proporcionar a autonomia estética daquele que aprende. Nesse sentido, a educação do “olhar”, do “fazer” e do “contextualizar” artísticos, se inscrevem como possibilidades relevantes para uma pedagogia estética cidadã.” adianta Mauro.

Doutor em Teatro Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de Paris, José Mauro é professor do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) e consultor do MEC/UNESCO para a construção do documento “Orientações Curriculares Nacionais/ Artes”. Mais informações com a Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, pelo 3252-1444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário