quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fim de Maio na Vila






A Mostra Cine Latino Contemporâneo  do Cineclube Vila das Artes apresenta nesta quarta -feira (23), o longa La Mirada Invisible ( ou o Olhar Invisível) , direção do argentino Diego Lerman (2010) numa coprodução entre   Argentina, França e Espanha. Baseado no romance premiado "Ciências Morais", de Martin Kohan, o filme traz os últimos anos da ditadura militar argentina para contar a história de uma preceptora, Maria Teresa (Julieta Zylberberg), funcionária de um tradicional colégio em Buenos Aires, que tem como principal função manter os alunos na linha. E linha, nos inícios nos anos 80, era a repetição do quadro de terror por qual passava toda a sociedade platina por aquelas épocas. A sessão tem início às 18h30 e a entrada é gratuita. O cineclube acontece todas as quartas do mês e a cada sessão recebe um pesquisador ou cineasta para refletir sobre a obra. Nesta quarta a convidada é a pesquisadora em audiovisual Gláucia Barbosa, também coordenadora do audiovisual da Secretaria de Cultura de Fortaleza.
Programação
Dia 23 | La Mirada Invisible (Direção: Diego Lerman. Argentina/França/Espanha, 2010)
Dia 30 | A Casa (Direção:Gustavo Hernández. Uruguai, 2010)
Imagem meramente ilustrativa

A Mostra itinerante do vídeo Fortaleza em Sol Maior continua nesta semana. O vídeo, realizado pela Vila das Artes para comemorar o aniversário de 286 anos da cidade, foi feito de forma coletiva e apresenta histórias inspiradas em canções de compositores cearenses. São sete histórias: Chega, Chega, Chegadinho, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral, sobre a composição de Lauro Maia; Samples de Odiamor, do realizador Leonardo Mouramateus, baseado na canção de Uirá dos Reis; Menino de Rua, da estudante Marina Marques Morais, sobre a música de Luiz Sérgio; Curta-metragem, do realizador Ítalo Nóbrega, sobre a música de Rodger Rogério; Samba do Lago, vídeo de Francisco Ribeiro, inspirado na música da banda Breculê; Bicicleta, de Antônio Tavares de Sousa Neto, sobre a música de Wagner de Castroe Aqui Jazz Você, de Gustavo de Paula Mineiro, composição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove, da banda Verônica Decide Morrer
As últimas exibições serão:
Dia 26 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz
Dia 28 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo
Imagem meramente ilustrativa

A Mostra Pasolini  termina nesta semana com os filmes Decameron , na quinta, e Salò ou os 120 dias de Sodoma, na sexta. As obras audiovisuais são as últimas dirigidas por Pasolini antes de sua morte em 1975. Sobre Decameron o cineasta declarou: “Se olharem criticamente para o Evangelho e  Decameron, verão que os dois filmes se assemelham muito; o estilo e a idéia dos filmes são o mesmo...”. Decameron faz parte da trilogia da vida (Os outros filmes foram Os Contos de Canterbury, 1972 e As Mil e Uma Noites, 1974) e como as outras produções é marcado pelo humor e pela ousadia.  Salò...,  é  a última obra do cineasta e foi classificada como o filme mais controverso de todos os tempos. Proibido em diversos países até hoje é considerado uma obra-prima por cineastas como Martin Scorsese, Michael Haneke e Catherine Breillat.  Saló... foi planejado para ser a primeira parte da Trilogia da Morte, ou seja, a antítese dos três filmes realizados anteriormente, mas Pasolini foi assassinado em 1975, pouco antes do lançamento do longa. As sessões têm entrada gratuita e acontecem sempre às 18h30, no auditório da Vila das Artes. A mostra é organizada pelo Grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes) que a cada mês apresenta uma mostra diferente.
Programação
Dia 24 | Decameron (foto) (Itália/França/RFA, 110 min, 1971)
Dia 25 | Salò ou os 120 dias de Sodoma (Itália/França, 114 min, 1975)


Imagem meramente ilustrativa

A vila das Artes recebe até sexta-feira (25) inscrições para o curso Montagem Audiovisual- Reflexão sobre o Processo e a Prática, que será orientado pelo editor João Maria (PE), de 11 a 15 de Junho, das 18h30 às 21h45. O curso abordará a importância do processo da Montagem Cinematográfica passando pela prática da montagem contemporânea com a apresentação do software para montagem/edição audiovisual Final Cut Pro. È necessário ter conhecimento sobre edição.  Devido problemas técnicos de acesso ao hotsite da vila o Edital deverá ser acessado aqui e a ficha aqui.
Atente para o prazo: o interessado deve preencher a ficha de inscrição online, e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 20h, para entrega dos documentos solicitados em edital. Os cursos 

fazem parte das ações de formação da Vila das Artes e são gratuitos


Imagem meramente ilustrativa

CLOWN BAR é um trabalho experimental de linguagem cômica que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Experimentação do Cômico – NEECO, composto por alunos e pesquisadores do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O espetáculo é um primeiro resultado das pesquisas do grupo sobre a técnica de palhaço/clown. Embora ambientado num bar, as cenas se desenvolvem das mais variadas formas, trazendo algumas gags clássicas e números originais criados pelo próprio grupo. A direção do espetáculo e do professor José Tonezzi que participa nesta semana do Seminário Dança, Teatro e Educação, realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Av. Carapinima nº1615, Benfica.
 
O espetáculo tem a parceria da Vila das Artes e será apresentado nesta sexta-feira (25) às 20h, no Teatro Antonieta Noronha, Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro. os ingressos serão vendidos no local a R$ 5,00.





Imagem meramente ilustrativa

O Coletivo Provocações, formado por alunos e ex-alunos do curso Pontos de Corte, oferecido pela Vila das Artes, celebra na próxima sexta (25), às 17h, o Dia da África com uma programação que vai de exibição de filmes, música a culinária. Também estão previstas tendas de leitura além de apresentação do Tambor de Caboclo do Benfica. Os filmes exibidos durante a noite pelo Cine Macumba serão: A negação do Brasil, de Joel Zito Araújo , um documentário sobre a trajetória dos atores negros na televisão e Foli, não há movimento sem ritmo (foto), de Thomas Roebers e Floris Leeuwenberg . Foli é a palavra para ritmo nas tribos Malinké, povo que vive na África ocidental. O filme foi produzido durante um mês em Baro, Guineé, África. O evento acontece o estacionamento da Vila das Artes. 

Imagem meramente ilustrativa

Alunos das escolas municipais (Emeifs) Ernesto Gurgel, Ismael Pordeus, Aldaci Barbosa e Cies Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, que recebem o Dançando na Escola, programa de formação em dança da Vila das Artes,  vão assistir ao espetáculo Sagrada na sede da Edisca no próximo dia 31 de maio. A apresentação do espetáculo faz parte da contra partida do edital manutenção de grupos ou artistas de dança cênica (Secultfor) do qual a Edisca foi contemplado. A visita das crianças do Dançando na Escola é uma forma de incentivo à dança e contribui com o pensar sobre a arte . As crianças, além de assistirem ao espetáculo, participarão de um bate papo com os bailarinos. Sagrada é o último espetáculo de Dança da Edisca, estreado em janeiro de 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário