terça-feira, 15 de maio de 2012

Fortaleza em Sol Maior sai em mostra itinerante


Lançamento do vídeo foi dia 4 de maio
O vídeo Fortaleza em Sol Maior, realizado pela Vila das Artes de forma coletiva será exibido a partir de amanhã em diversos espaços da cidade. A mostra itinerante ganha praças e Institutos com o objetivo de ampliar os espaços de exibição e democratizar o acesso a obra audiovisual. O vídeo traz sete histórias inspiradas em canções de compositores cearenses. O projeto da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completou, em abril, 286 anos. Lançado anualmente desde 2008, através edital público, os vídeos já apresentaram histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações. Agora são canções filmadas. O lançamento aconteceu no dia 4 de maio na praça da Vila.
O vídeo é o segundo da série a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Como no vídeo “Fortaleza em Todos os Sentidos”, a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil, a ATAV Brasil, com sede em Fortaleza.
As histórias foram selecionadas por uma comissão formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot.  As histórias são: Chega, Chega, Chegadinho, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral, sobre a composição de Lauro Maia; Samples de Odiamor, do realizador Leonardo Mouramateus, baseado na canção de Uirá dos Reis; Menino de Rua, da estudante Marina Marques Morais, sobre a música de Luiz Sérgio; Curta-metragem, do realizador Ítalo Nóbrega, sobre a música de Rodger Rogério; Samba do Lago, vídeo de Francisco Ribeiro, inspirado na música da banda Breculê; Bicicleta, de Antônio Tavares de Sousa Neto, sobre a música de Wagner de Castro; e Aqui Jazz Você, de Gustavo de Paula Mineiro, composição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove, da banda Verônica Decide Morrer.

Exibição aconteceu na praça da Vila das Artes. Fotos Rubens Venâncio

Programação da Mostra itinerante:
16 - Pracinha dos Navegantes - 19h | no Bairro Moura Brasil (próximo a Marinha)
17 - Lago Jacarey - 19h | rua botelho Magalhães com avenida Viena Weyne – Cidade dos Funcionários
18 – Praça da Cidade 2000 - 19h | Avenida das Flamboyantes com Rua Passeio das Goiabeiras, bairro Cidade 2000
19 - Praça da Juventude da Cruz Grande - 18h | entre a Avenida Dedé Brasil e a Rua Betel, no bairro da Serrinha
20 - Instituto Montese - 18h | Rua Irmã Bazet, 150, Montese
28 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo
26 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz

Serviço: Mostra itinerante do vídeo Fortaleza em Sol Maior, a partir de amanhã (16) até dia 26 de maio, em praças e institutos. Acesso gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário