sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maio na Vila

Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes recebe na próxima semana a itinerância do Rumos Itaú Cultural que estará divulgando os editais 2012 nas áreas de Cinema e Vídeo, Dança e o inédito Pesquisa em Moda e Design. Para tanto a instituição oferece workshops, gratuitos e abertos ao público, de 8 a 12 de maio. O tema do primeiro dia (8), às 19h, é Pesquisa e Investigação em Dança Contemporânea, em palestra ministrada pelo coreógrafo e bailarino Alejandro Ahmed (foto). Nos dois dias seguintes (9 e 10), é a vez do workshop Introdução ao Live Images, dado pelo artista multimídia Fernando Velazquez. Por fim, acontecem os minicursos sobre moda e design (11 e 12), com aulas da antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna e do designer André Stolarsk. . Para participar o interessado deve chegar com pelo menos meia hora de antecedência para garantir a vaga. +Info (85) 3252-1444 e no viladasartesfortaleza.blogspot.com



Imagem meramente ilustrativa

Depois do Cinema Contemporâneo Brasileiro, o Cineclube Vila das Artes apresenta em maio uma mostra que propõe uma incursão pela recente produção cinematográfica de distintos países latino-americanos. Não se trata de um panorama do que foi produzido nos últimos anos no continente, mas de um esforço de reflexão sobre como o cinema pode ser instrumento de reinvenção de territórios e evidenciar modos de existência (e resistência). A curadoria é de Diego Hoefel, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e Juliane Peixoto, assistente de coordenação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. As sessões acontecem sempre nas quartas-feiras, a partir das 18h30. Após as exibições, realizadores, professores e pesquisadores debatem as obras com o público. A entrada é gratuita. A abertura aconteceu dia 2 de maio com o filme Las Acácias (Direção: Pablo Giorgelli. Argentina/Espanha, 2011)

Programação

Dia 9 | Ano Bissexto
(Direção: Michael Rowe. México, 2010)
Dia 16 | Outubro
(Direção: Diego e Daniel Veja. Peru, 2010)
Dia 23 | La Mirada Invisible
(Direção: Diego Lerman. Argentina/França/Espanha, 2010)
Dia 30 | A Casa (foto)
(Direção: Gustavo Hernández. Uruguai, 2010)
Imagem meramente ilustrativa

Na próxima quinta, dia 10 ( não mais dia 9 como estava previsto), tem Encontro Aberto de teatro com o professor do curso Teatro: Conexões Contemporâneas da Vila das Artes, Marco Antonio Rodrigues. Encenador teatral e fundador do Folias, coletivo teatral paulistano, Marco Antonio vai refletir sobre  Processos do Ator e Grupo - Formação do ator no contexto do grupo. O encontro acontecerá ás 16h, na Casa de Artes do IFCE - Avenida Treze de Maio, 2081- Benfica.



Marco Antonio Rodrigues (foto) é encenador teatral. Fundador do Folias, coletivo teatral paulistano. Seus trabalhos mais recentes como encenador são “República’s”, de Jorge Louraço Figueira e “Noite de Reis”, a partir de William Shakespeare, com “Teatrão”, companhia teatral portuguesa sediada em Coimbra. Como encenador é detentor, entre outros, do Prêmio Shell, Prêmio Mambembe e Prêmio APCA. Alguns de seus espetáculos foram distinguidos com os prêmios APCA, Qualidade Brasil, Prêmio Mambembe, Premio Villanueva de Cuba, como melhores dos respectivos anos. É professor de interpretação da Escola Superior de Artes Célia Helena.
Imagem meramente ilustrativa
A Vila das Artes está com inscrições abertas cursos gratuitos de audiovisual e artes visuais. Os editais e as fichas de inscrição estão em www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição online, e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 20h, para entrega dos documentos solicitados em edital. Os cursos fazem parte das ações de formação da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Informações pelo (85) 3252-1444. Confira os cursos com inscrições abertas:

Produção Executiva: Inscrições até 11 de maio. A reflexão e análise sobre a produção audiovisual, a atuação do produtor da concepção, partindo da ideia e elaboração do projeto à exibição da obra são alguns dos conceitos que serão apresentados durante o curso. As aulas acontecerão das 18h30 às 21h45, de 28 de maio a 1º de junho. O candidato precisa ter experiência na área de produção audiovisual e conhecimentos a respeito da gestão administrativa dos projetos. O curso será orientado pelo produtor João Júnior.

Desnorteamentos para a Arte Brasileira: inscrições até 11 de maio. O curso é parte das atividades do Programa de Pesquisa em Artes Visuais do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, mantido pela parceria Vila das Artes e Centro Cultural Banco do Nordeste. As aulas serão de de 21 a 25 de maio com o artista plástico e curador de Belém do Pará Orlando Maneschy (foto). A proposta é apresentar o Brasil, e seus variados contextos socioculturais nas diferentes regiões .

Montagem Audiovisual- Reflexão sobre o Processo e a Prática: Inscrições até 25 de maio. O curso abordará a importância do processo da Montagem Cinematográfica passando pela prática da montagem contemporânea com a apresentação do software para montagem/edição audiovisual Final Cut Pro. As aulas acontecerão de 11 a 15 de Junho, das 18h30 às 21h45. È necessário ter conhecimento sobre edição. Acesse edital aqui e ficha aqui
Imagem meramente ilustrativa

O grupo 24 Quadros ( formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes) realiza neste mês mostra dedicada a Pier Paolo Pasolini, um dos grandes nomes do cinema italiano. Pasolini nasceu em Bolonha, Itália, em 1922. Estudou arte e literatura na universidade e seguiu para Roma. A estreia no cinema foi como roteirista de filmes de Federico Fellini, Francesco Rosi e Mauro Bolognini, entre outros. O primeiro filme como diretor foi "Accattone", de 1961, que foi exibido na abertura da mostra,na sexta (4).
As sessões acontecem às sextas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro). A entrada é gratuita.

Programação
Dia 11
| Gaviões e Passarinhos
(Itália, 89 min, 1966)
Dia 18 | Teorema
(Itália, 104 min, 1968)
Dia 24 | Decameron (foto)
(Itália/França/RFA, 110 min, 1971)
Dia 25 | Salò ou os 120 dias de Sodoma
(Itália/França, 114 min, 1975)
Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes vai sediar oficinas do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro de 14 a 17 de maio.   As oficinas  serão de Música e Narrativa no Cinema (A Música no Espírito do Filme) com David Tygel (de 14 a 16, das 9h às 11h30 e das 14 às 16h30) e de Roteiro Básico com Di Moretti (de 14 a 17, das 9 às 12h). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da Vila ( rua 24 de Maio, 1221,Centro) das 8h às 20h, até quinta-feira, 10 . O FestFilmes promove o intercâmbio cultural, social e econômico dos países de língua portuguesa presentes na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa . Além de cursos de formação terá palestras, exibição de filmes e vídeos em mostras competitivas e não competitivas. A abertura do evento será no dia 13 de maio, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ( rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). O Cuca Che Guevara (avenida Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, em Redenção, também sediarão o evento. Mais informações pelo (85) 3241-1857.
Imagem meramente ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Vila das Artes (equipamento vinculado à Secultfor), convida para a exibição do vídeo coletivo Fortaleza em Sol Maior. A obra audiovisual foi realizada para comemorar o aniversário de 286 anos de Fortaleza e traz histórias inspiradas em canções de compositores ceanrenses. O projeto é lançado anulamente pela Vila das Artes e visa incentivar a produção audiovisual na cidade. A cada ano é lançado edital com um tema. Teve início em 2008 e já registrou em vídeo histórias sobre as horas, os personagens da cidade, as ruas e os sentidos. Os vídeos são realizados com apoio da Vila, por cidadãos comuns, realizadores ou não do audiovisual.

Venha ver as histórias que passam pela cidade.

Dia 4 de maio de 2012
às 19h
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro
+info (85) 3252-1444

A partir do dia 16 de maio, o projeto ganha mostra itinerante e será exibido nos seguintes espaços: 


16/05 - Pracinha dos Navegantes - 19h | no Bairro Moura Brasil (próximo a Marinha)
17/05 - Lago Jacarey - 19h | rua botelho Magalhães com avenida Viena Weyne – Cidade dos Funcionários
18/05 – Praça da Cidade 2000 - 19h | Avenida das Flamboyantes com Rua Passeio das Goiabeiras, bairro Cidade 2000
19/05 - Praça da Juventude da Cruz Grande - 18h | entre a Avenida Dedé Brasil e a Rua Betel, no bairro da Serrinha
20/05 - Instituto Montese - 18h | Rua Irmã Bazet, 150, Montese
21/05 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo
26/05 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz

Um comentário:

  1. Esse curso de montagem não deveria ter esse pré-requisito!

    ResponderExcluir