quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mostra Pasolini

Pasolini durante as gravações de Saló ou 120 dias de Sodoma

O grupo 24 Quadros realiza neste mês de maio uma mostra dedicada a Pier Paolo Pasolini, um dos grandes nomes do cinema italiano. Pasolini nasceu em Bolonha, na Itália, em 1922. Estudou arte e literatura na universidade e seguiu para Roma. A estreia no cinema foi como roteirista de filmes de Federico Fellini, Francesco Rosi e Mauro Bolognini, entre outros. O primeiro filme como diretor foi "Accattone", de 1961, mas o reconhecimento internacional só veio em 1964, com "O Evangelho Segundo São Mateus".

Poeta, cineasta e acima de tudo um polemista, Pasolini era um crítico da Itália do pós-guerra, uma Itália burguesa e consumista que se livrara de Mussolini, mas tendia a retornar ao fascismo. O uso do erotismo, da violência e da depravação foi constante em sua obra. Era um meio de expressar sua visão da religião e da problemática social, motivo de conflitos com a Igreja Católica e perseguições políticas.

As sessões acontecem às sextas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro). A entrada é gratuita.

Formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes, o 24 Quadros, além de realizar mostras temáticas, reúne-se todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila, para refletir sobre questões do universo audiovisual. As atividades são abertas aos interessados.

Programação
Dia 4
Accattone - Desajuste social (Itália, 120 min, 1961)
Ao som da música sublime de Bach, Pasolini nos apresenta a miserável periferia de Roma, onde vive Vittorio, mais conhecido como Accattone, um jovem cafetão que explora a prostituta Madalena. Quando ela é presa, ele fica sem rumo até se apaixonar pela ingênua Stella, que tenta fazê-lo mudar de vida. 

Dia 11
Gaviões e Passarinhos (Itália, 89 min, 1966)
Pai (Totó) e filho (Ninetto Davoli), ambos trabalhadores proletários, empreendem uma viagem, acompanhados e orientados pelas idéias de um corvo falastrão. Ao final, o pai, faminto, acaba por fazer da ave o seu jantar. Parábola ferina de Pier Paolo Pasolini sobre o universo dos marginalizados, elemento comum na obra do diretor italiano. O filme integrou a seleção oficial do Festival de Cannes de 1966. 

Dia 18
Em Milão, a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e, após cumprir seu objetivo, parte em poucos dias. Após sua ida, ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente: a mãe se entrega ao primeiro que surge, a empregada passa a levitar, o filho pinta quadros que suja com fezes, a filha se torna uma catatônica e o pai, um rico empresário, abandona sua fábrica, se desnuda em plena estação ferroviária de Milão e desaparece no deserto.

Dia 24
Decameron (Itália/França/RFA, 110 min, 1971)
Uma adaptação de nove histórias de Boccaccio do "Decameron": freiras devassas que realizam "milagres" sexuais, uma esposa traiçoeira com habilidade para negócios, um artista tuberculoso à beira da morte que tenta trapacear com o Céu, jovens amantes apanhados com as calças na mão, um criado que perde a cabeça por amor e um simplório fazendeiro que tenta transformar sua esposa numa égua.

Dia 25
O filme foi inspirado no livro “Os 120 Dias de Sodoma”, do Marquês de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que sofre uma série de torturas por quatro fascistas durante o ano de 1944, quando a Itália era dirigida por Mussolini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário