quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rumos Itaú Cultural em Fortaleza

A Vila das Artes recebe na próxima semana o Rumos Itaú Cultural – programa  que tem mapeado o que é produzido em arte e cultura no Brasil, mobilizando pesquisadores, artistas, especialistas e instituições de todo o país, além de localizar, apoiar e difundir projetos artísticos e culturais, por meio de edital público e comissão autônoma. Em Fortaleza haverá palestra com o diretor artístico e bailarino Alejandro Ahmed; Workshop de Introdução ao Live Images com o artista multimídia Fernando Velázquez e minicurso sobre Pesquisa em Design e Moda com a pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna e o designer André Stolarski. Os encontros são gratuitos e acontecerão na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro). Para participar o interessado deve chegar com pelo menos meia hora de antecedência para garantir a vaga. +Info (85) 3252-1444 ou  www.itaucultural.org.br

 [Sobre]

Dança
>>Palestra com Alejandro Ahmed
Pesquisa e investigação em dança contemporânea 
Dia 8 de maio, às 19h
Ahmed vai refletir sobre o desenvolvimento da técnica própria que instaura projetos de pesquisa e formação, ainda a experiência do palestrante na direção artística, criação e preparação técnica do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que tem 18 anos de história. A trupe desenvolve uma técnica particular que visa  produzir uma dança em função do corpo capaz de processar as ideias contidas na movimentação, confluindo teoria e prática no entendimento da modalidade. O debate conta com a participação da plateia que pode perguntar sobre os processos da dança.

60 vagas

Alejandro Ahmed


 Alejandro Ahmed é coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que promoveu o desenvolvimento da técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo capaz de processar as ideias contidas na movimentação. O olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este "outro" um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

Cinema e Vídeo
>> Workshop de Introdução ao Live Image
Dias 9 e 10 de maio, das 14h às 18h
Em Introdução ao Live Images, Velazquez, artista multimídia, com obras que incluem vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais, apresenta um panorama do estado da arte do Live Images com base no percurso histórico, na produção atual, e nas técnicas e tecnologias de produção. Também analisa obras de artistas e coletivos, com exercícios e discussões sobre oportunidades na cena nacional e internacional.
20 vagas

Fernando Velazquez

Orientador - Fernando Velazquez é artista multimídia, com obras que incluem vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, obteve dentre outros os prêmios Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2009), Vida Artificial (Espanha, 2008), e Midias Locativas Arte.mov (2008). Participou da WRO Bienalle (Polônia, 2011), da Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), e da Bienal de Tessalônica (Grécia, 2009), e tem se apresentado em festivais como o Mapping Festival (Suiça, 2011), LPM (Itália, 2011), on_off (Brasil, 2011), FAD (2010), Live Images (2009) e Fluid (EUA, 2009). Atualmente, é professor convidado na FAAP.

Pesquisa em Design e Moda
>> Minicurso
Dias 11 e 12 de maio, das 14h às 18h

Estreando no programa Rumos, o edital Pesquisa em Moda e Design se insere no universo da economia criativa e visa a incentivar estudos acadêmicos nessas áreas. Assim, no dia 11 de maio,  acontece o minicurso A moda Como Expressão Cultural ou Enquanto Negócio de Economia Criativa (EC)? Usos e Abusos do Termo EC, ministrado pela doutora em História da Arte, antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna. Ela se baseia na premissa de que, no Brasil, as empresas de micro, pequeno e médio porte, geralmente, são as mais criativas, pois têm uma força de trabalho jovem e interessada em novas possibilidades de criação de valores e produção de renda e as empresas dedicadas ao universo da moda e do design, incluindo a cadeia e a rede produtivas, podem conceber o negócio de maneira estratégica.
Encerrando a série, no dia 12, o minicurso proferido pelo designer André Stolarski explica o desenvolvimento da técnica própria que instaura projetos de pesquisa e formação, em A Relação Entre o Design e a Economia Criativa. Também coordenador de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, membro do Conselho da ADG Brasil e do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, ele caracteriza o design como atividade autônoma e ferramenta de apoio às demais atividades. Com auxílio de exemplos e para estimular as associações entre os temas de pesquisas existentes à área, ele apresentadois modelos: o primeiro é o ciclo relacionado à participação do design nas cadeias produtivas da economia criativas; o segundo complementa este, apresentando eixos fundamentais de pesquisa em design
50 vagas 

Patrícia Sant’Anna
Orientadores: Patrícia Sant’Anna é doutora em História da Arte e mestre em Antropologia Social, ambas pela Unicamp, e pesquisadora de moda, atua na área de educação e pesquisa em moda. Fundadora e líder do Grupo de Estudos de Arte, Design e Moda da Unicamp, é coordenadora da Pós-Graduação em Negócios da Moda do SENAC SP e leciona na PUC Campinas. No mercado profissional de moda é diretora de Pesquisa da Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria Industrial na área de Design, Moda e Beleza (www.tendere.com.br).
André Stolarski

André Stolarski é designer formado pela FAU\USP. É sócio da Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais. Faz parte do Conselho Consultivo da ADG Brasil e do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify. É Coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.
 


Um comentário:

  1. Deveriam realizar inscrições prévias.
    Como o público vai saber se terá acesso ao mini-curso, caso o número de participantes exceda o limite?

    ResponderExcluir