quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sessões Sonoras apresenta Schoenberg e a dodecafonia



A Vila das Artes sedia nesta quinta-feira (17) o Sessões Sonoras, encontro voltado para audição e debate de arte sonora. Nesta semana recebe o músico Eduardo Escarpinelli que vai refletir sobre Schoenberg e a dodecafonia. O encontro é aberto ao público e tem início às 18h30. Sessões Sonoras é projeto dirigido pelo pesquisador Lucas Coelho e pelo músico Eduardo Escarpinelli.
Lucas explica que Sessões Sonoras é espaço para uma escuta que busca escapar tanto de uma intenção de compreender "significados" quanto de uma identificação de causas instrumentais; dirigida aos atributos do som em si. "Investigaremos experiências sonoras de expressividade ampla e sua relação com outras formas de expressão artística. Partimos de compositores que começaram a pensar a música dentro de um contexto sensitivo ampliado e buscamos chegar na produção contemporânea, passando por diversas propostas de experimentação: música, esculturas e paisagens sonoras, narrativas, features, mashup etc." sintetiza.


Lucas Coelho é operador de som direto e editor de som de cinema, vídeos-instalações e rádio. Formado no curso de realização em audiovisual da vila das artes e em engenharia de som na Inartec (curso de verano - buenos aires). Pesquisador de arte sonora e rádio.
Eduardo Escarpineli é músico e pesquisador em arte sonora. Termina a graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará em Junho de 2012 com projeto encaminhado para a pesquisa da Música e sua relação com outras artes no Laboratório de Estética (GESTA) na UFC. Em 2011 publicou o livro “Os mágicos mascarados” e realizou o filme “Canto Nenhum” . Faz parte da banda Micro-Leão-Dourado, desenvolvendo práticas de composição eletroacústicas que vão do improviso livre até composição com aparelhos sonoros de baixa voltagem de construção própria. Vem pesquisando e desenvolvendo práticas de composição a partir de elementos visuais, como gravação de paisagens sonoras diretamente em campo, trilhas sonoras para cinema ao vivo participando de projetos como “Nós em Fortaleza”(Live Cinema 2008/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário