terça-feira, 5 de junho de 2012

Em Junho

Imagem meramente ilustrativa

Estágio

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) oferece duas vagas de estágio na assessoria de comunicação da Vila das Artes. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 6 de junho, de 9h às 12h e de 14h às 19h, na secretaria da Vila das Artes, localizada na Rua 24 de Maio, 1221, Centro.  Podem participar estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Design Gráfico.  Para se inscrever, o candidato deverá ter cumprido no mínimo o 4° semestre ou ter 80 créditos cursados e estar no máximo no 7° semestre, com um índice de rendimento igual ou superior a 6,0 (seis) ou conceito equivalente, não possuir mais do que duas reprovações e ter disponibilidade de tempo para estagiar nos turnos ofertados. O estágio tem duração de 12 meses, com carga horária de 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 500,00. No momento da inscrição, o candidato deve portar currículo, portfólio (no caso dos cursos de Publicidade e Propaganda ou Design Gráfico), cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino), comprovante de residência, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula devidamente assinado pelo coordenador de curso.  Edital. Mais informações 3252-1444.
Imagem meramente ilustrativa

Em junho o Cineclube Vila das Artes dá continuidade a Mostra Cine Latino Contemporâneo que faz um mergulho na recente produção cinematográfica dos países latino-americanos.  A curadoria é de Diego Hoefel, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e de Juliane Peixoto, assistente de coordenação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. As sessões acontecem sempre nas quartas-feiras, a partir das 18h30, na Vila das Artes ( rua 24 de Maio, 1221, Centro). Após cada sessão, realizadores, professores e pesquisadores debatem as obras com o público. A entrada é gratuita




Programação
Dia 6: Miss Bala (Direção: Gerardo Naranjo | 2011 | México ). O Filme estreou na sessão "Um Certo Olhar" da 64º edição do Festival de Cannes.
Dia 13: Jean Gentil (Direção: Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán  | 2010 | República Dominicana). Participou da mostra Horizonte da 67º edição do Festival de Veneza. Vencedor da Menção Especial do Júri.
Dia 20: Água Fria do Mar (Direção: Paz Fábrega  | 2009| Costa Rica / França / Espanha / Holanda / México). Participou da competitiva da 39º edição do Festival Internacional de Roterdã.
Dia 27: Post Mortem (Direção: Pablo Larrain | 2010 | Chile). Participou da seleção oficial da 67º edição do Festival de Veneza. (Foto)
Imagem meramente ilustrativa

Cine da Tarde é o novo cineclube que aporta na Vila das Artes. Formado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Fortaleza, vai exibir nas quartas-feiras, às 14h30, filmes que falem do respeito a vida, de encontros e partidas. A curadoria é realizada pela Vila das Artes. E para celebrar o dia 15 de junho - Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Cine da Tarde programou uma semana de exibições, que vai de 11 a 15 de junho, como uma das ações para lembrar esse Dia. Mas as sessões prosseguem nas quartas 20 e 27. As exibições são gratuitas e abertas ao público. Informações no Conselho pelo 3219-3960 ou na Vila das Artes 3252-1444.



Programação


Dia 11:
Elza & Fred (Direção: Marcos Carnevale | Espanha/Argentina | 2005). (Foto)

Dia 12: Esina-me a viver (Direção: Charles Matthau | EUA | 1995)
Dia 13: Café dos Maestros (Direção: Miguel Kohan | Argentina/Brasil/Estados Unidos/Reino Unido | 2008)
Dia 14: Chega de Saudade (Direção: Laís Bodansky | Brasil | 2008)
Dia 15: Toda Forma de Amor (Direção: Mike Mills | EUA | 2010)
Dia 20: Adeus, Lênin! (Direção: Wolfgang Becker | Alemanha | 2003)
Dia 27: Buena Vista Social Club (Direção: Win Wenders | Alemanha/Cuba/EUA/França/Reino Unido | 1998)
Imagem meramente ilustrativa


A mostra Orson Welles: 70 anos depois relembra clássicos do cineasta , considerado um dos  mais importante da história. As obras do cineasta serão exibidas às sextas-feiras a  partir das 18h30, na Vila das Artes (Rua24 de Maio, 1221, Centro). Organizada pelo Grupo 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos da Vila das Artes, os encontros terão após exibição bate-papo com o público. A entrada é gratuito.

Dia 8 - A Dama de Shangai (1948)
Dia 15 - A Marca da Maldade (1958)
Dia 22 - O Processo (1962)
Dia 29 - Verdades e Mentiras (1973)


Imagem meramente ilustrativa

O Centro de Artes Visuais de Fortaleza, espaço mantido pela Vila das Artes com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, abre inscrições, até o dia 8 de junho, para o curso “Dois Momentos Fundamentais – Impressionismo e Pop” com o artista plástico e curador Jailton Moreira. As aulas são gratuitas e acontecem de 14 a 18 de junho de 2012, das 19h às 21h30, e no sábado, das 17h às 19h30. O curso será um ciclo de palestras que vai discutir o movimento Impressionista e o período da Arte Pop. Interessados devem preencher uma ficha de inscrição online aqui e apresentar os documentos solicitados em edital, dentro do prazo de inscrição, na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 8h às 12h e das 13h às 19h. Mais informações pelo (85) 3252-1444 ou viladasartesfortaleza.blogspot.com ou nas mídias sociais: Facebook e twitter.  [Sobre Jailton Moreira]  Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS.
Imagem meramente ilustrativa

A mostra Registro Cênico Contemporâneo da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes é mais um espaço que servirá de compartilhamento de experiências e práticas cênicas audiovisuais para apresentar as expressões contemporâneas das artes cênicas através de vídeos, filmes, documentários e registro de espetáculos teatrais. Neste mês de abertura serão exibidos os vídeos de Robert Wilson (Bob Wilson): Einstein on the Beach, Shakeaspeares Sonette e Fábulas de La Fontaine. Dia 14 de junho, ás 18h30.
Imagem meramente ilustrativa

Em junho alunos do Dançando na Escola, programa de formação em dança da Vila das Artes, farão apresentação de dança nos dias 15 e 20, dentro da I Mostra de Artes da Secretaria Municipal de Educação, que acontecerá no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar (Praia de Iracema) e, também no dia 15, na abertura da Mostra Economia Criativa que acontecerá no Estoril (Praia de Iracema). O Programa Dançando na Escola foi implantado pela Prefeitura de Fortaleza (parcerias entre as Secretarias de Cultura - através da Vila das Artes - e de Educação) em 2009, em 21 escolas da rede municipal de ensino. Em cada escola uma sala de dança foi estruturada para receber os alunos no contra turno escolar. O ensino da dança nas escolas está transformando a vida e a rotina das crianças. Além de iniciar os alunos no universo da arte através da dança, contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e participativos. O ensino gratuito da dança nas escolas da rede pública tem vagas para 1600 crianças e jovens com idade entre 5 e 12 anos.
Imagem meramente ilustrativa

A Vila das Artes está com inscrições abertas para o curso de Dança Clássica até o dia 12 de junho. O curso faz parte do Programa Aulas Abertas da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e será realizado de 18 a 22 de junho de 2012, de segunda a sexta, das 11h45 às 13h30, com o bailarino cubano Roger Amalguer. O curso é gratuito e voltado para bailarinos de nível intermediário e avançado e vai abordar fundamentos e exercícios da dança clássica. Interessados devem preencher uma ficha de inscrição online aqui e apresentar os documentos solicitados em edital, dentro do prazo de inscrição, na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 8h às 12h e das 13h às 19h. Mais informações pelo (85) 3105-1402. [Sobre Roger Amalguer] É bailarino, professor pela Escola Nacional de Balé de Cuba. atua, desde 1992, como professor, coreógrafo e remontador em diversas companhias, escolas e centros de dança do Brasil e exterior.
Imagem meramente ilustrativa

O projeto Conexões Latinas: Mostra Latino-Americana de Artes / Brasil em Argentina – Argentina em Brasil é uma incitativa que promove a circulação de produções culturais na América Latina. Em sua segunda edição o projeto prevê uma semana de apresentações de trabalhos de artistas brasileiros na cidade de Buenos Aires, na Argentina, e de artistas argentinos na cidade de Fortaleza e Sobral, no Brasil. Toda a programação é gratuita e tem início no dia 10, às 19h, no Theatro José de Alencar. Na Vila das Artes, dia 14, às 18h30 acontece o encontro da curadora da Mostra Argentina de vídeo- dança, Silvina Szperling, com professores e estudantes de Audiovisual da Vila das Artes, da UFC e Unifor, além de artistas e coletivos da cidade. Mais informações no www.quitandadasartes.com
Imagem meramente ilustrativa


Encontro mensal da Vila das Artes, o Diálogos Teatrais, reúne pessoas para refletir sobre assuntos da arte cênica. Neste mês, dia 28, o encontro recebe Evill Rebouças, dramaturgo, diretor, ator, pesquisador e professor de artes cênicas, que além de pensar sobre a história do teatro lançara o livro “A dramaturgia e a encenação no espaço não-convencional” - objeto de seu mestrado, publicado em livro em 2009 pela Edunesp.

Dia 28 de junho, ás 17h, na Vila das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário