segunda-feira, 2 de julho de 2012

Em Julho

Imagem meramente ilustrativa
Diálogos Teatrais, encontro que reflete sobre assuntos da arte cênica recebe em julho a diretora Michelle Cabral da Cia MiraMundo Produções Culturais (MA) para pensar a criação da cena a partir das bases corporais no jogo do ator. O encontro, que acontece dias 6 e 9 deste mês, das 14h às 17h, se estende a uma oficina que recebe inscrições até a próxima quinta-feira (5). Interessados devem enviar currículo resumido e telefone de contato para o email escolapublicadeteatro@gmail.com. Podem participar estudantes de teatro, atores, bailarinos, circenses e artistas em geral, maiores de 18 anos. A Cia Miramundo também se apresentará em Sobral nos dias 8 e 10 com os espetáculos Palita no Trapézio e A História de Todos os Dias e, na abertura do Festival de Teatro de Horizonte no dia 10 com o espetáculo Palita no Trapézio. Michelle Cabral é atriz, diretora teatral, palhaça e acrobata. Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2007) e Graduada em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2004). Atualmente é diretora artística da Cia. MiraMundo e professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, onde desenvolve suas pesquisas em Teatro de Rua e Circo no Projeto de Pesquisa A Cidade como Palco: jogo, texto e espaço no teatro de rua.
Imagem meramente ilustrativa
Encontro Aberto recebe Oswald Barroso para falar sobre Mito e Espetáculo, no dia 4 de julho, próxima quarta-feira, às 17h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) que fica na Avenida Treze de Maio, 2081 – Benfica. Oswald é professor e pesquisador de cultura popular e orienta alunos  do curso de Teatro: Conexões Contemporâneas da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, no módulo Mito e Espetáculo.
Imagem meramente ilustrativa
Cine da Tarde
O Cine da Tarde, cineclube formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, apresenta todas as quartas-feiras, às 14h30, filmes que falem do respeito à vida, de encontros e partidas. As exibições são gratuitas e abertas ao público. Confira a programação de Julho:

Dia 4- Copacabana (Direção: Carla Camurati, Brasil - 2001)
D
ia 11 -  A Língua das Mariposas (Direção:  José Luis Cuerda, Espanha - 1999)
Dia 18 - Cinema Paradiso ( Direção: Giuseppe Tornatore,Itália/França - 1988)
Dia 25 -  O Barato de Grace  (Direção: Nigel Cole, Reino Unido - 2000)
Imagem meramente ilustrativa
O Cinelcube Vila das Artes exibe nesta semana, na quarta-feira (4), o chileno Post Mortem, de Pablo Larrain, que teve sessão cancelada devido a greve dos motoristas e cobradores de ônibus.  Com a ditadura militar no Chile dos anos 70 como pano de fundo, Post Mortem conta a história de Pablo, um individuo excêntrico e comprometido com uma obsessão psicótica: o desejo doentio sobre uma mulher chamada Nancy. A trama acontece a poucos dias do golpe militar do general Pinochet em 1973. Ele é apaixonado por Nancy, sua vizinha, dançarina do cabaré Bim Bam Bum. A casa de Nancy é palco de encontros dos simpatizantes comunistas. O longa participou da seleção oficial da 67º edição do Festival de Veneza. A sessão tem entrada gratuita e acontece a partir das 18h30. Após, tem debate com Diego Hoefel, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará.
Imagem meramente ilustrativa
A Mostra Registro Cênico Contemporâneo, organizada pela Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, traz nesta quinta-feira, dia 5, ás 18h30, a exibição de trechos dos espetáculos La Clase Muerta, Que revienten los artistas, Wielopole Wielopole e Wajda do encenador polonês Tadeusz Kantor. O encontro é um convite ao debate e é aberto para interessados. Tadeusz Kantor (1915 - 1990) foi pintor, cenógrafo, encenador e criador de performances. Formou-se pela Academia de Bela-Artes da Cracóvia, onde estudou pintura e cenografia. Foi fundador do Teatro Cricot 2. 
Imagem meramente ilustrativa
A vida e a morte de Peter Sellers
O Grupo 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes, apresenta em julho a Mostra A Vida e a morte de Peter Sellers, ator que adquiriu fama mundial com o papel de Inspetor Clouseau em A Pantera Cor-de-Rosa (1963). Os filmes serão exibidos sempre às sextas-feiras, a partir das 18h30. Após, tem bate papo com o público presente.Entrada gratuita.


A programação
Dia 6 - Dr. Fantástico (Direção de Stanley Kubrick,Reino Unido – 1964)
Dia 13 - A pantera cor de rosa (Direção de Blake Edwards, EUA/ Reino Unido - 1963)
Dia 20 - Assassinato por Morte (Direção de Robert Moore, Estados Unidos - 1976)
Dia 27 - A vida e a morte de Peter Sellers (Direção de Stephen Hopkins ,Biografia, EUA - 2004 )

Imagem meramente ilustrativa
Em julho o Cineclube Vila das Artes traz a Mostra Recente Cinema Cearense que apresentará a produção de obras realizadas nos dois últimos anos no estado. O cinema cearense tem se construído por realizadores de diversas trajetórias, alguns de fora, erradicados na cidade, e outros que já começaram dentro de espaços de formação mais recentes como a própria Vila das Artes, o Alpendre, e em cursos de graduação como os da Unifor e da Universidade Federal do Ceará. As produções serão exibidas sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e ao final da exibição tem bate papo com realizadores ou pesquisadores convidados.
 
Programação
 
Dia 11 - Os Monstros - foto (2011 | Ficção)
Realizado por Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
 
Dia 18
>Epifânio (2012|Documentário realizado como trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes) Direção: Glaucia Barbosa
>Roberto Cabeção (2011|Ficção– experimenta) Direção: Salomão Santana
>É PROIBIDO PULAR (2012 | vídeo ensaio) Direção: Lucas Coelho
> Ladyjane (2012 | vídeo ensaio)Direção: Samuel Brasileiro
> Raimundo dos Queijos (2010|Documentário)Direção: Victor Furtado
 
Dia 25 
>Charizard (2012 | Ficção)Direção: Leonardo Mouramateus
Elefante Invisível (2012 | Ficção realizada como trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes)Direção: Elisa Ratts
>O Silêncio do Mundo (2010|Ficção) Direção: Bárbara Cariry
>Não vá se Perder (2012 | Ficção) Direção: Vanessa Pinheiro
>Jus (2012 | Documentário) Direção: Marcelo Dídimo
Todas as atividades são gratuitas, abertas para interessados e acontecem na Vila dasArtes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, com exceção do Encontro Aberto que acontecerá no IFCE -  Av. treze de Maio, 2081, Benfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário